segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LAND ROVER EVOQUE


Evoque faz um ano com quase 80 mil unidades vendidas
Modelo alavanca vendas no Brasil, enquanto outros utilitários da Land Rover perdem espaço


Guilber Hidaka
Evoque completa um ano com cerca de 80 mil unidades vendidas
Há exatos 12 meses, a primeira unidade do Evoque deixava a linha de produção de Halewood, na Inglaterra. Na ocasião, cerca de 18 mil clientes já estavam na fila de espera do modelo, segundo a Land Rover. De lá para cá, aproximadamente 80 mil Evoques foram vendidos em todos os mercados. A procura chegou a ser maior do que a disponibilidade. Em fevereiro, o site Automotive News revelou que a espera nos Estados Unidos poderia chegar a até cinco meses - ou seja, é possível que alguns consumidores só estejam recebendo seu Evoque agora por lá.

No Brasil o modelo também conquistou amplo espaço. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que ele somou 863 emplacamentos nos dois meses iniciais de vendas, em novembro e dezembro do ano passado. No primeiro semestre de 2012, outros 2.711 Evoques chegaram às ruas. Com isso, a Land Rover elevou suas vendas de 3.279 unidades entre janeiro e junho de 2011 do ano passado para 4.078 este ano - um crescimento substancial se considerarmos que a maioria das importadoras perde participação em nosso mercado por causa do aumento do IPI e da recente valorização do dólar.

Contudo, é preciso relativizar os números. Enquanto as vendas do Evoque seguem em ritmo acelerado, as dos outros utilitários esportivos da Land Rover sofrem queda brusca. O Discovery, que era o best-seller da marca, teve 560 unidades emplacadas no semestre passado, ante 1.398 em igual período de 2011. O Freelander somou 578, em vez de 1.269, e o Range Rover caiu de 584 para 228. Embora conste da lista de preços da Land, oDefender não aparece nos registros da Fenabrave no semestre inicial tanto de 2011 quanto de 2012.
Em um ano de produção, o Evoque conquistou mais de 110 prêmios globais, entre eles o World Design Car of the Year e o North American Truck of the Year”. No Brasil, ele é vendido por valores que vão de R$ 175 mil a R$ 249 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário