Aceleramos a Volvo V60, perua que quer ser jovem
Por R$ 199.900, versão do S60 quer conquistar público que gosta de esportividade
Volvo V60 T6 R-Design conta com motor 3.0 turbo de 304 cavalos
O que esperar de uma perua da Volvo? Já sei: lá vem um veículo sóbrio, voltado à família e com amplo aparato de segurança. Mas eis que à minha frente está um carro com uma chamativa pintura vermelha, rodas aro 18 escurecidas e design esportivo. Para acompanhar, um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha e 304 cv. Bem-vindo ao V60 T6 R-Design.
Deixo a análise do design para depois e entro no carro. Começo com a regulagem elétrica do banco. Depois, os ajustes para me sentir parte integrante da perua. Fui em busca das configurações e botões – um parque de diversões para quem gosta de inovação em favor da segurança no tráfego. O destaque fica para o sistema que identifica os pedestres e freia automaticamente, desde que o veículo esteja abaixo de 35 km/h. Há uma câmera no alto do para-brisa e um radar na grade frontal que mede a distância para as pessoas.
Traseira carrega elementos esportivos para afastar do estigma de "familiar"
Senti o carro um pouco “pesado” nas saídas com o câmbio automático em Drive, na cidade. A direção é segura, firme, a visibilidade é boa e a suspensão filtra a maior parte das irregularidades. Os freios respondem rapidamente e, nas curvas, sinto firmeza. Quase não dá para perceber as trocas da transmissão de seis marchas e dupla embreagem. Na posição Sport, o carro ganha mais força nas arrancadas. A Volvo diz que os 100 km/h chegam em 6,2 segundos.
No trânsito, logo percebi como funciona o aviso sonoro em caso de proximidade de pedestres, motociclistas ou qualquer outro veículo. A imagem da aproximação também aparece no monitor acima do console, além do aviso sonoro. Depois, tive a experiência de estacionar a V60: a imagem da câmera traseira mostra exatamente a vaga e como o motorista está entrando nela. Os sensores traseiro e dianteiro são bastante precisos. Já o piloto automático é adaptativo, posso definir qual a distância limite do carro da frente que o V60 a monitora automaticamente.
No trânsito, logo percebi como funciona o aviso sonoro em caso de proximidade de pedestres, motociclistas ou qualquer outro veículo. A imagem da aproximação também aparece no monitor acima do console, além do aviso sonoro. Depois, tive a experiência de estacionar a V60: a imagem da câmera traseira mostra exatamente a vaga e como o motorista está entrando nela. Os sensores traseiro e dianteiro são bastante precisos. Já o piloto automático é adaptativo, posso definir qual a distância limite do carro da frente que o V60 a monitora automaticamente.
Interior capricha nos elementos tecnológicos, mas estilo é sóbrio
A cabine é elegante, espaçosa e o acabamento interno é escandinavo. Correto, prático, sério e com uma pitada de esportividade que a Volvo chama de R-Design. O grafismo dos instrumentos poderia ser mais ousado, para combinar com o console na cor prata, que chama bastante atenção. As pedaleiras são esportivas e há teto solar. A textura do volante de couro é macia, e os bancos (também de couro) envolvem motorista e passageiros. No banco de trás, há bastante espaço.
Painel de instrumentos informa consumo e dá dicas de segurança. Tela central concentra informações multimídia
“Por ser uma perua, achei o design mais esportivo em comparação às concorrentes, mas a traseira ainda é comportada”, disse o diretor de arte Ricardo Fiorotto. Essa versão T6 traz ainda um sistema de áudio de alta performance. “Acredito que o carro pode agradar a dois públicos: clássico e esportivo”, afirmou Fiorotto. Se fosse para escolher um som para ouvir enquanto dirigia em Drive, ele optou por Paul MacCartney. Na opção Sport, mudaria para AC/DC. Tive que concordar. Se o som é um rock, significa que a perua apresenta aquele traço de esportividade desejado.
A intenção da Volvo é alcançar compradores na faixa dos 35 anos, classe A. Com preço de R$ 199.900, a V60concorre com modelos como Audi A4 Avant, Mercedes Classe C Touring e VW Passat Variant. A marca também vai oferecer duas versões com motor 2.0 turbo, a T5 R-Design Comfort, por R$ 130.900, e a T5 R-Design Dynamic, por R$ 149.900.
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