domingo, 7 de setembro de 2014

NOVO FIAT UNO GANHA NOVAS 
VERSÕES POR R$ 30.990

Vivace mantém o visual e o preço de R$ 26.370, enquanto nova versão Evolution com sistema start-stop é sugerida a partir de R$ 34.990; Confira as primeiras impressões ao volante do modelo


Fiat Uno 2015 (Foto: Guilherme Blanco Muniz / Autoesporte)
A Fiat quer dar fôlego ao Uno na briga no segmento de entrada (Confira os principais rivais do modelo ao fim deste texto). Para isso, lançou a linha 2015 do modelo, apostando em um visual renovado e em tecnologias como o start-stop e câmbio automatizado. Com valores entre R$ 26.370 e R$ 36.650,  o Uno seguirá sendo vendido com o visual anterior na versão Vivace (opção mais básica, voltada para frotistas) e passa a contar com a inédita Evolution. O modelo chega às lojas ainda na primeira quinzena de setembro.
Fiat Uno 2015 (Foto: Fabio Aro)Agora, a linha do hatch é formada por cinco versões, sendo quatro com o novo visual, e um total de sete opções. A Vivace 1.0 é a de entrada, mais pelada, com visual antigo, e pode ser comprada nas versões duas ou quatro portas . O objetivo é atender à demanda de frotistas, assim como o Palio Fire e o finado Ford Fiesta Rocam. Em seguida vem a Attractive, com motor 1.0. Há ainda a Way 1.0 e 1.4, a inédita Evolution 1.4 e a Sporting 1.4.

Vivace 1.0 - R$ 26.370 e R$ 28.500 ( quatro portas)
Airbag duplo e freios ABS.
Attractive 1.0 - R$ 30.990
Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica,Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa).
Way 1.0 - R$ 31.490
Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica,Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa).
Way 1.4 - R$ 34.990
Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura.
Evolution 1.4 - R$ 34.990
Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, sistema star-stop, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, rádio USB/MP3.
Sporting 1.4 - R$ 36.650
Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina.
Fiat Uno 2015 (Foto: Guilherme Blanco Muniz / Autoesporte)
Novidades
Olhando o novo Uno rapidamente pode parecer que nada mudou. Talvez por isso a Fiat tenha concentrado as principais mudanças na parte interna do carro.Conforme havia antecipado, os principais destaques da parte externa ficam para novas linhas no capô, a grade dianteira ficou mais vincada, e faixa onde o símbolo da Fiat é aplicado ficou mais estreita, assim como os faróis. Na traseira, as mudanças ficaram concentradas nas lanternas, que ganharam desenho tridimensional. Já a fechadura foi integrada à maçaneta.
Por dentro, o hatch ganhou as principais novidades, que haviam sido antecipadas . Chama atenção o novo painel de instrumentos, que ganhou uma inédita tela digital de 3,5 polegadas ao centro. O local reúne as informações do velocímetro, computador de bordo e do sistema start stop, nas versões que tiverem estes itens.
Fiat Uno 2015 (Foto: Fabio Aro)
Entre os acessórios também há novidades, como o sensor de estacionamento, retrovisores elétricos que se abaixam quando a ré está engatada para facilitar manobras, banco traseiro bipartido e um novo kit de customização. A partir da versão Way, o carro conta com repetidores de setas nos retrovisores.
O gama será oferecida em 12 opções de cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena; Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon
Fiat Uno 2015 (Foto: Fabio Aro)
Motor e câmbio
Debaixo do capô, quase nenhuma alteração: o Uno continua sendo oferecido em versões com motor 1.0 de 75 cv ou 1.4 de 88 cv, sempre bicombustível. Mas, a montadora mudou as relações de marchas do câmbio manual de cinco velocidades, alongando a quinta marcha, para diminuir o consumo de combustível. Ainda para queimar menos etanol ou gasolina, o carrinho ganhou pneus Pirelli P1 de baixa resistência ao rolamento. Segundo dados do Inmetro, a nova versão Evolution, que conta com motor 1.4 e sistema start-stop tem médias de 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l em rodovias. Autoesporte realizará medições e publicará os resultados em breve.
A grande novidade no conjunto mecânico fica restrita à versão Sporting, que passa a contar com o câmbio automatizado de cinco velocidades Dualogic Plus acoplado ao motor 1.4 de 88 cv. A nova transmissão, porém, deixa de ter uma manopla comum e passa a contar com um seletor de marchas por botões. As trocas manuais podem ser feitas por botões atrás do volante.
Fiat Uno 2015 (Foto: Fabio Aro)
Primeiras impressões a bordo
A cereja do bolo do lançamento do novo Uno é a tecnologia Start-stop, que desliga o motor quando o carro é desengatado e liga novamente quando a primeira marcha é engatada. Desenvolvida em parceria com a Bosch, a novidade promete reduzir o consumo de combustível em até 20%, mas está restrita à versão Evolution.
Este é o primeiro modelo mais acessível a contar com a novidade. Hoje em dia, carros de luxo como o BMW Serie 3 flex são equipados com o sistema. Mas, o alemão precisa estar abastecido com gasolina para contar com a tecnologia. O Uno será o primeiro modelo flex a oferecer a comodidade aos motoristas e precisa de 0,4 segundos para iniciar a combustão novamente. Por enquanto, Autoesporte teve somente um breve contato com a novidade, quando foi possível perceber que a chacoalhada na cabine quando o motor é ligado ou desligado não incomoda os passageiros. Os engates das marchas também melhoraram e estão mais precisos.
A ergonomia, que era um dos pontos fracos do hatch da Fiat também foi aprimorada. Os comandos dos vidros elétricos, que tradicionalmente ficavam no centro do console, agora ficam nas portas dianteiras. Pena que os botões dos vidros traseiros tenham ficado tão para trás. Já o volante foi redesenhado e teve empunhadura aprimorada.Como padrão, o Uno Evolution exige que o motorista esteja com o cinto afivelado, coloque o câmbio no ponto morto e tire o pé da embreagem para ativar o sistema start-stop. Caso o carro fique um minuto parado, o motor volta a ser ligado automaticamente. Se o ar-condicionado estiver desligado, esse tempo passa para 2 minutos e 45 segundos. Mas, se o motorista puxar o freio de mão ou ligar o ar-condicionado, o motor também volta a ser ativado.
Fiat Uno 2015 (Foto: Fabio Aro)
Conheça os opcionais de cada versão

Vivace: vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas elétricas, rodas de liga-leve, rádio com MP3, sensor de estacionamento, faróis de neblina, ar-condicionado, banco traseiro bipartido

Attractive: vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rodas de liga-leve, rádio com MP3, sensor de estacionamento, faróis de neblina, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, computador de bordo

Way: vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rodas de liga-leve, rádio com MP3, sensor de estacionamento, faróis de neblina, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, computador de bordo, câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas ( para a versão 1.4)

Evolution: rodas de liga-leve, sensor de estacionamento, faróis de neblina, ar-condicionado, banco traseiro bipartido

Sporting: sensor de estacionamento, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
Principais opcionaisPreços
Câmbio Duologic automatizado com borboletas atrás do volanteR$ 2.980
Kit Celebration 1: ar-condicionado, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, computador de bordoR$ 3.990
Kit Evolution 3: Rádio Connect integrado com entrada USB/AUX,  Bluetooth, volante com c
omandos do rádio e telefone e retrovisores externos elétricos com função Tilt Down
R$ 1.420
Sensor de estacionamento traseiroR$ 490
Ar-condicionadoR$ 3.000
Concorrentes das versões básicas
Fiat Uno: concorrentes das versões básicas (Foto: Autoesporte)

Concorrentes das versões superiores
Novo Uno: concorrentes das versões mais completas (Foto: Autoesporte)


Nenhum comentário:

Postar um comentário