Toyota apresenta seu 'compacto brasileiro' em versão final; veja fotos
Hatch e sedã são mostrados em shopping de SP, mas sem test-drive.
Espaço interno é bom, mas acabamento ficou simples demais.
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Sair de uma, digamos, "zona de conforto" estabelecida pelo Corolla
é o que a Toyota se comprometeu a fazer no Brasil neste ano, com o
inicio da produção do modelo de entrada Etios em Sorocaba (SP). O carro
chega às lojas no mês que vem nas versões hatch e sedã.Embora seja o “popular” da marca japonesa, a montadora não quis perder status e surpreendeu ao anunciar os preços do compacto, de fabricação nacional, que varia de R$ 35 mil a R$ 48 mil. Os valores abrangem desde a versão de entrada do hatch até a topo de linha do sedã. A montadora se antecipa e diz que o modelo poderá ter os preços “revistos” conforme a "reação do mercado".
Nesta sexta-feira (3), o G1 conferiu a versão do carro que chegará às lojas: ele está sendo exibido em um shopping de São Paulo. Tratou-se apenas de um "lançamento estático", não foi permitido test-drive. Veja abaixo as impressões.
para saída de ar no porta-luvas e o porta-malas,
que é destaque do sedã (Foto: Raul Zito/ G1)
O encosto dos bancos traseiros é uma peça única. Quem precisar de mais espaço no porta-malas terá de puxar o encosto inteiro do banco e retirar os encostos de cabeça. Porém, a manobra não é complicada. Quem ganha vantagem é a versão sedã, que conta com um bom porta-malas (a capacidade não foi divulgada pela Toyota).
Potência dos motores
Os motores disponíveis para o Etios, importados do Japão, serão o 1.3 16V e o 1.5 16V. Os dados de potência e torque não foram divulgados oficialmente, mas no porta-luvas dos carros apresentados nesta sexta-feira já estava o manual do carro com os seguintes dados: para o motor 1.3, são 90 cv de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque, se abastecido com etanol; 84 cv a 3.600 rpm e 11,9 kgfm, com gasolina; para o motor 1.5: 95,5 cv a 3.600 rpm e 13,8 kgfm de torque, com etanol; 92 cv a 3.600 rpm e 13,8 kgfm, com gasolina.
A princípio, apenas um câmbio manual de cinco marchas será oferecido. A lista de equipamentos também não foi divulgada pela marca.
ConclusãoEmbora a Toyota afirme que o projeto do compacto seja japonês e que a linha adotada para o modelo lançado na Índia seja totalmente distinto do projeto que veio para o Brasil, a impressão é de que o Etios brasileiro tem um belo sotaque indiano. Tudo isso, considerando que o carro parte de R$ 35 mil — um valor que dá até para comprar um Corolla usado. Em outras palavras, se for considerar somente o acabamento, o Etios perde em custo-benefício e se torna a opção mais salgada desta categoria tão disputada e que, um mês depois deste modelo, ganhará outro concorrente, o HB20, da Hyundai.
A Toyota aposta no status da marca para sustentar o Etios como um produto “competitivo” no mercado brasileiro, mas de acordo com o vice-presidente da Toyota Mercosul e da Lexus do Brasil, Luiz Carlos Andrade Jr., outras versões do modelo podem aparecer com preços mais acessíveis. O carro contou com alto investimento porque inaugura a produção da fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, que conta com 11 fornecedores, sendo 5 deles trazidos do Japão.
A Toyota precisa investir pesadamente em países em crescimento para não perder o posto de líder mundial, seja em produção, vendas ou no tão polêmico quesito "qualidade". Não à toa, a primeira resposta do consultor internacional da Toyota Motor Corporation, Mark Hogan — em visita ao Brasil para testar o Etios e verificar a nova fábrica —, ao ser questionado sobre o novo complexo industrial foi: "é uma das mais modernas fábricas da Toyota no mundo".
AtrasoO projeto da nova fábrica era previsto para 2008, foi adiado para 2010 e, com a crise financeira global, postergado novamente, para 2012. No entanto, somente agora a montadora japonesa confia no crescimento sustentável do mercado brasileiro de veículos, com projeções para crescer entre 4% e 5% nos próximos anos, atingindo o patamar de 4 milhões de unidades.
Contudo, sobre a meta da Toyota de participação de mercado no Brasil para os próximos anos, Hogan desconversa. “Ainda não temos”, respondeu ele à pergunta do G1. O que Hogan aguarda são os números que os próprios consumidores brasileiros darão a partir de setembro.
O Etios ficará exposto ao público no estacionamento do Shopping Morumbi, em São Paulo, desta sexta-feira até o dia 12 de agosto.
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